top of page

Notícias

DIVULGAÇÃO CANDIDATOS – ELEIÇÕES COREM 3ª REGIÃO – 2015

CESAR AUGUSTO PAPINI DE ARAUJO (Candidato a Conselheiro titular)

Número de registro: COREM 3R 0162- I

Formado em Ciências Jurídicas e Sociais pela PUCRS (1999), com pós-graduação em História Contemporânea pela PUCRS (2011). Formado em Museologia pela UFRGS (2013). Restaurador de relógios mecânicos e eletromecânicos de porte médio e grande e instrumentos técnico científicos antigos, incluindo manufatura de peças há 26 anos, dentre os quais 9 anos em trabalhos com o acervo do Observatório Astronômico da UFRGS. Trabalha como Museólogo Assistente na empresa Mosaico Museologia e Projetos Culturais Ltda. É membro da Comissão de Tomada de Contas do Conselho Regional de Museologia da 3ª Região.

DAVID KURA MINUZZO (Candidato a Conselheiro suplente)

Número de registro: COREM 3R 151- I

Graduado em Museologia pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), em 2012. Foi bolsista no Museu Comunitário da Lomba do Pinheiro e Memorial da Família Remião, em Porto Alegre. Na instituição, desenvolveu os projetos: Projeto de História Oral - Rodas de Memória (2009); Projeto de Turismo de Base Comunitária na Lomba do Pinheiro – Lombatur (2010). Em 2011, participou da equipe de implantação do primeiro Ponto de Memória do IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus) no Estado do RS. De agosto de 2012 a abril de 2013, fez parte da equipe da empresa Muse Brasil/Museums & Expos, com vistas à organização e transferência do Memorial Hermínio Bittencourt, do Estádio Olímpico para a Arena Porto-alegrense, por meio de apoio à pesquisa de documentação gráfica e imagens, gestão de contatos e fontes documentais para legalização de direitos patrimoniais sobre obras fotográficas do acervo do Museu do Grêmio FBPA. Desde maio de 2013 presta assessoria na elaboração de laudos técnicos à Justiça. É membro da Comissão de Tomada de Contas do Conselho Regional de Museologia da 3ª Região.

ERÁCLITO PEREIRA (Candidato a Conselheiro titular)

Número de registro: COREM 3R 0178-I

Doutorando em Educação em Ciências (PPGECQVS - UFRGS); Mestre em Patrimônio Cultural - UFSM (2013); Bacharel em Museologia - UNIBAVE (2010); Professor Assistente do Departamento de Ciências da Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) ministrando aulas no Curso de Bacharelado em Museologia; Professor Pesquisador do Grupo de Estudos em Memória, Museus e Patrimônio - GEMMUS - UFRGS - CNPq; Professor Pesquisador do Núcleo de Estudos Agrários - NEAG - UFRGS - CNPq; Coordenador do Programa de Extensão "Lomba do Pinheiro: Memória, Informação e Cidadania” - FABICO/UFRGS; Membro da Rede de Professores de Museologia do Brasil; Conselheiro Titular do Conselho Regional de Museologia - 3ª Região - RS; Membro Efetivo da Associação Brasileira de Ecomuseus e Museus Comunitários - ABREMC.

LUCAS ANTÔNIO MORATES (Candidato a Conselheiro suplente)

Número de registro: COREM 3R 0157-I

Graduado em História pela Universidade de Passo Fundo (2008). Pós-Graduado em Gestão Educacional pela Universidade Federal de Santa Maria (2011) e Bacharel em Museologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012). Desenvolveu atividades no Museu Olívio Otto em Carazinho (RS); no Museu Comunitário da Lomba do Pinheiro – Memorial da Família Remião em Porto Alegre (RS); no Museu da Comunicação Hipólito José da Costa. Foi responsável pelo Pró-Memória na Associação Atlética Banco do Brasil de Porto Alegre (AABB – Porto Alegre). Atuou como museólogo no Museu Metodista de Educação Bispo Isac Aço em Porto Alegre (RS). Atualmente, é museólogo na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA).

CANDIDATOS A REPRESENTANTE DO COREM 3ª REGIÃO NO CONSELHO FEDERAL DE MUSEOLOGIA (2016-2018)

INGA LUDMILA VEITENHEIMER MENDES (Candidata a Representante titular)

Número de registro: COREM 3R 00017-IV

Graduada em História Natural pela PUCRS; Mestre em Doenças Parasitárias pela UFRGS e Doutora em Ciências pela UFRGS. Foi Secretaria e Vice-presidente do Conselho Regional de Museologia 3ª Região (COREM 3R). Foi Presidente do Conselho Regional de Biologia da 3ª Região (CRBio-03) e Vice-presidente do Conselho Federal de Biologia (CFBio). Bióloga aposentada pelo Estado do RS. Foi pesquisadora e curadora de coleções no Museu de Ciências Naturais da FZB. Professora e orientadora aposentada pela UFRGS. Atuou como professora e orientadora no mestrado profissional Memória Social e Bens Culturais da UNILASALLE. Conselheira suplente do CRBio-03 e membro da Comissão de Formação e Aperfeiçoamento Profissional e da Comissão de Ética.

MARIA CRISTINA PONS DA SILVA (Candidata a Representante suplente)

Número de registro: COREM 3R 00079-IV

Graduada em Ciências Biológicas pela PUCRS; Mestrado em Biociências (Zoologia) pela PUCRS e Doutorado em Biologia Animal pela UFRGS. Museóloga aposentada pela UFRGS. Atuou no Museu de Ciências Naturais da FZB. Foi Museóloga na ULBRA. Foi Coordenadora da 1ª Região Museológica do Sistema Estadual de Museus do RS. Foi Presidente do Conselho Regional de Museologia da 3ª Região (COREM 3R). Atua como voluntaria junto ao Departamento de Geologia e Estratigrafia da UFRGS em projetos de extensão e organização da coleção de paleoinvertebrados; e no Museu de Ciências Naturais do CECLIMAR/UFRGS na socialização do conhecimento de invertebrados junto à rede de ensino básico.

Arquivo de Notícias

bottom of page