top of page

Notícias

NOTA DE ESCLARECIMENTO COREM 3ª REGIÃO

Aos profissionais da área da Cultura, formandos em Museologia, Bacharéis em Museologia, Museólogas e Museólogos.


A gestão do COREM 3R deseja que todos estejam com saúde, assim como suas famílias, dado o atual cenário da pandemia de COVID-19 que nos tem exigido uma série de cuidados.


O intuito desta nota é informar, esclarecer e orientar a todos e todas esclarecimentos relativos à alguns entendimentos sobre as obrigações deste Conselho de classe,


Este Conselho, é o resultado de todas as gestões, um trabalho voluntário que vem somando conquistas desde 1986. Nosso desejo é que todos nós possamos conquistar nosso espaço de direito, tendo uma vida plena e profissionalmente bem-sucedida. A sua contribuição dá força para a sua profissão, afinal unidos somos fortes.


Aos que compreendem de forma contrária, o Conselho não gostaria de utilizar recursos, fiscalizando os próprios profissionais, pois entendemos que em sua formação ficam claras suas obrigações éticas e profissionais. Queremos um cenário onde o Conselho utilize estes recursos para a ampliação do número de vagas e do reconhecimento do profissional, atuação pela qual o COREM 3R vem lutando ano após ano, em todas suas gestões. O Conselho não deseja trabalhar para apenas existir, mas sim para melhorar o cenário da Cultura e dos Museus, através deste profissional capacitado que deve atuar dentro destes espaços.


Deve-se compreender que os COREM’S não se privam do direito e do dever de questionar o uso indevido do título de museólogo ou museóloga aos Bacharéis em Museologia ou profissionais de outras áreas, independentemente dos meios que este seja divulgado, e não poderá se abster das formas de autuação conforme a lei prevê, bem como fiscalização daqueles que atuam sem o devido registro neste Conselho.


Todos os Conselhos Profissionais atuam desta forma, não seria o nosso diferente.


Neste sentido, gostaríamos de esclarecer que o COREM 3R não tem a intenção de macular a imagem de qualquer profissional, muito menos incitar acusações errôneas. Apenas atuar de forma transparente e correta, conforme estabelece a lei 7.287 de 1984, em seu 8º artigo.


Gostaríamos de agradecer a todos e todas que contribuem anualmente com o Conselho, e que compreendem o seu dever e o respeito com o nosso campo e nossa profissão. O ato de se registrar e estar em dia com suas obrigações é um ato de militância, de participação ativa, relevante, primordial e essencial!


Que 2021 seja um ano recheado de conquistas profissionais e pessoais.


O COREM 3R se coloca à disposição para quaisquer dúvidas através dos seus canais de atendimento.


Cordialmente,

CONSELHO REGIONAL DE MUSEOLOGIA DA 3ª REGIÃO



NOTA DE ESCLARECIMENTO - COREM 3R
.pdf
Download PDF • 154KB




Arquivo de Notícias

bottom of page