top of page

Código de Ética do Profissional Museólogo

O Código de Ética Profissional do COFEM tem por objetivo estabelecer princípios e normas orientadoras de conduta no exercício das atividades profissionais de museólogas e museólogos.

O primeiro Código foi publicado pelo Conselho Federal de Museologia (COFEM) em 1992. Após discussão por meio de consulta pública e atuação de comissão, um novo Código foi publicado em 2021, por meio da Resolução COFEM nº 63/2021. 

As(os) profissionais de museus também devem se orientar pelo Código de Ética do Conselho Internacional de Museus (International Council of Museums). O ICOM, por meio de seus comitês especializados, também tem formulado códigos especializados, como o Código de Ética do ICOM para Museus de História Natural, produzido pelo Comitê de Museus e Coleções de História Natural (NATHIST). 

O ICOM também possui uma Lista de Verificação Ética para a Propriedade de Bens Culturais, com 8 princípios organizadores que conformam os artigos detalhados do Código ICOM sobre o tema, além de fornecer orientação e apoio no tratamento de esses tópicos complexos; e oferece uma lista de contatos para mais conselhos sobre questões específicas.

bottom of page