Notícias

NOTA DE REPÚDIO DO COREM3R

Contra a Medida Provisória nº 850/2018 que autoriza o Poder Executivo federal a extinguir o IBRAM e instituir a Agência Brasileira de Museus - Abram.

COREM3R na mídia

Em função da atual comoção em torno do incêndio do Museu Nacional da UFRJ e da perda de um riquíssimo acervo museológico brasileiro, no último dia 05/09/2018 as museólogas Ana Rodrigues, pesquisadora em políticas culturais e Sibelle Barbosa, museóloga do Museu do Grêmio FBPA, ambas integrantes do COREM 3ª Região, foram convidadas ao Programa Diário Sports Rádio, para discutir a relevância da preservação do patrimônio cultural no país e no estado.

NOTA OFICIAL

O Conselho Regional de Museologia 3ª Região lamenta profundamente o ocorrido no Museu Nacional, a instituição de educação e pesquisa mais antiga do Brasil, que deu origem às universidades brasileiras. Infelizmente esse desastre não chega a ser uma surpresa, uma vez que denúncias sobre o abandono da instituição ocorrem há alguns anos. O incêndio no Museu Nacional é o reflexo do descaso com o patrimônio cultural público e denota a desvalorização da cultura, da pesquisa e da educação no Brasil. A falta de investimento na área inviabiliza a elaboração e a execução de projetos de preservação e conservação, que levam muitos dos museus brasileiros ao mesmo risco do Museu Nacional, devido à precarie

Arquivo de Notícias

E-mails para contato:
corem3r@gmail.com
tesouraria.corem3r@gmail.com
  • Facebook ícone social
  • Instagram

Site desenvolvido por : ) sites