top of page

Notícias

Nota Pública

A Diretoria do Conselho Regional de Museologia 3ª Região (COREM 3ªR), frente aos últimos acontecimentos envolvendo a exposição “Queermuseu - Cartografias das Diferenças na Arte brasileira” repudia o encerramento antecipado da referida exposição. Defendemos o respeito ao direito de uma manifestação democrática e plural a partir do patrimônio cultural.


O Código de Ética para Museus[1], do Conselho Internacional de Museus (ICOM), trata da questão da Exposição de objetos “sensíveis” e/ou que podem ferir sensibilidades. De acordo com a diretriz, tais situações são previstas e possíveis de serem resolvidas e fundamentadas de acordo com os padrões da área.

Para além de sua função educativa, os espaços de caráter museológico desempenham importante papel social, se constituindo em lugares democráticos que acolhem a diversidade cultural e a alteridade, promovendo a reflexão, as trocas e o diálogo.


A Museologia tem como um de seus princípios fundamentais o respeito e a valorização das diferenças sejam elas culturais, étnicas, de gênero ou etárias, buscando ter um olhar inclusivo para com todos os públicos, primando pela total liberdade de expressão.




[1] ICOM. Código de Ética Profissional do Conselho Internacional de Museus, 2009.

Disponível em: <http://icom.org.br/wpcontent/themes/colorwaytheme/pdfs/codigo%20de%20etica/codigo_de_etica_lusofono_iii_2009.pdf>. Acesso em: Setembro de 2017.

Arquivo de Notícias

bottom of page