NOTA DE ESCLARECIMENTO - Museu de Artesanato do Rio Grande do Sul Arthur Guarisse
Prezados colegas,
Encaminhamos Nota de Esclarecimento sobre a divulgação de vaga no Museu de Artesanato do Rio Grande do Sul Arthur Guarisse - MAG.
______
NOTA DE ESCLARECIMENTO - Museu de Artesanato do Rio Grande do Sul Arthur Guarisse
O Conselho tem como atribuições legais a orientação e fiscalização das atividades dos profissionais museólogos, bem como lutar para que os museus adotem técnicas museológicas que estejam em consonância com as respectivas especificidades da área, enfatizando a dimensão pedagógica.
Quando instituições contatam o COREM3R na busca de serviços de profissional museólogo, tal solicitação é divulgada entre seus registrados. Cabe à museóloga ou museólogo tratar diretamente com a instituição os detalhes de sua contratação (atividades, carga horária, remuneração, entre outros). Uma vez acertada a contratação, o museólogo deverá solicitar ao COREM3R a Certificação de Responsabilidade Técnica – CRT.
O COREM3R reconhece que divulgou de forma equivocada aos seus registrados, via e-mail, a mensagem na integra, tal qual encaminhada ao Conselho, pelo Museu de Artesanato do Rio Grande do Sul Arthur Guarisse – MAG, instituição de caráter comunitário, vinculada à Associação Cultural dos Amigos do Artesanato Guarisse - ACAAG, onde são especificadas questões de remuneração e a menção equivocada de “museólogo voluntário”.
Ressalta-se que o contratante se dispõe a remunerar, sob a forma de ajuda de custo, acrescido de passagem e alimentação, mencionando ainda a atuação duas vezes por semana, em horário a combinar. Sendo assim, os profissionais interessados deveriam contatar com a Diretoria do MAG, acertando detalhes do contrato, caso fosse de seu interesse.
O COREM3R é grato pela mobilização de museólogas e museólogos na defesa dos direitos da categoria, visto que tal atitude fortalece a profissão. Esperamos continuar contando com o envolvimento de todas e todos na firme defesa da profissão, denunciando diretamente ao COREM3R possíveis atuações ilegais, inclusive aquelas referentes a bacharéis em Museologia, sem registro, que exercem atividades de caráter museológico, bem como os registrados, pessoa física ou jurídica, inadimplentes.
Diretoria
COREM 3ª Região
Porto Alegre, 15 de Janeiro 2019.