top of page

Notícias

NOTA DE ESCLARECIMENTO - Museu de Artesanato do Rio Grande do Sul Arthur Guarisse

Prezados colegas,

Encaminhamos Nota de Esclarecimento sobre a divulgação de vaga no Museu de Artesanato do Rio Grande do Sul Arthur Guarisse - MAG.

______

NOTA DE ESCLARECIMENTO - Museu de Artesanato do Rio Grande do Sul Arthur Guarisse

O Conselho tem como atribuições legais a orientação e fiscalização das atividades dos profissionais museólogos, bem como lutar para que os museus adotem técnicas museológicas que estejam em consonância com as respectivas especificidades da área, enfatizando a dimensão pedagógica.

Quando instituições contatam o COREM3R na busca de serviços de profissional museólogo, tal solicitação é divulgada entre seus registrados. Cabe à museóloga ou museólogo tratar diretamente com a instituição os detalhes de sua contratação (atividades, carga horária, remuneração, entre outros). Uma vez acertada a contratação, o museólogo deverá solicitar ao COREM3R a Certificação de Responsabilidade Técnica – CRT.

O COREM3R reconhece que divulgou de forma equivocada aos seus registrados, via e-mail, a mensagem na integra, tal qual encaminhada ao Conselho, pelo Museu de Artesanato do Rio Grande do Sul Arthur Guarisse – MAG, instituição de caráter comunitário, vinculada à Associação Cultural dos Amigos do Artesanato Guarisse - ACAAG, onde são especificadas questões de remuneração e a menção equivocada de “museólogo voluntário”.

Ressalta-se que o contratante se dispõe a remunerar, sob a forma de ajuda de custo, acrescido de passagem e alimentação, mencionando ainda a atuação duas vezes por semana, em horário a combinar. Sendo assim, os profissionais interessados deveriam contatar com a Diretoria do MAG, acertando detalhes do contrato, caso fosse de seu interesse.

O COREM3R é grato pela mobilização de museólogas e museólogos na defesa dos direitos da categoria, visto que tal atitude fortalece a profissão. Esperamos continuar contando com o envolvimento de todas e todos na firme defesa da profissão, denunciando diretamente ao COREM3R possíveis atuações ilegais, inclusive aquelas referentes a bacharéis em Museologia, sem registro, que exercem atividades de caráter museológico, bem como os registrados, pessoa física ou jurídica, inadimplentes.

Diretoria

COREM 3ª Região

Porto Alegre, 15 de Janeiro 2019.

Arquivo de Notícias

bottom of page