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Agradecimento à Diretoria 2020-2022

Os conselhos profissionais são importantes órgãos de regulação e fiscalização e representam os interesses de determinada profissão. O Conselho Regional de Museologia da 3ª Região, Rio Grande do Sul, disciplina exercício das práticas museológicas e tem como missão a busca pelo reconhecimento como uma entidade referência na valorização do profissional museólogo. O COREM 3R, Rio Grande do Sul empossou sua nova Diretoria, eleita para o biênio 2023-2024.

Nós, pessoas museólogas, sabemos bem a importância da contextualização histórica dos bens culturais na atuação e prática profissional, neste mesmo movimento, a atuação da nova gestão reflete esse processo contínuo iniciado em 1985 com a criação da entidade. Rememorar a história do COREM 3R é também avivar a lembrança das pessoas e gestões que vieram antes de nós e criaram condições para a continuidade do trabalho tão essencial em conjunto a comunidade museológica e de qualificação da atuação dos museus no nosso cenário estadual.

Sendo assim, gostaríamos de celebrar a gestão que foi eleita em 2020 e reconduzida em 2022, que atuou diante de um cenário pandêmico excepcional que modificou drasticamente a dinâmica social e não foi diferente com a cultura e com os museus.

Estes equipamentos culturais de memória dependiam, em boa parte, da presencialidade, afinal é o público o motor do fato museal. Ao mesmo tempo que as decorrências da Covid 19 limitaram o contato direto, os museus buscaram novas formas de interação com as comunidades e acabaram extrapolando os limites físicos dessas instituições e qualificando um dos pilares da museologia, a comunicação.

Além disso, é notável o retrocesso nas políticas públicas voltadas aos museus frente ao desmonte de políticas culturais, contexto que afetou diretamente o avanço da qualificação dos museus, tornando ainda mais dificultosa a missão de estabelecer essencial a presença de museólogos e museólogos registrados no sistema COFEM/COREM na elaboração de planos museológicos, que são instrumentos de planejamento estratégico estabelecidos por lei como um dos deveres dos museus

A gestão do Marcelo, da Hilda, da Patrícia, e da Lourdes enfrentou esses novos paradigmas culturais e foi exitosa nesse processo de transição do físico para o virtual, dando maior espectro para as ações do Conselho e de orientação profissional. Atuaram fortemente na divulgação de atividades museais, aproximando o conselho e seus profissionais registrados, na aplicação da Lei de Acesso à Informação refletida nos meios de comunicação do COREM 3R e na sistematização e organização do acervo documental na sede em Porto Alegre. Além disso, se manteve atuante no registro e fiscalização e nas práticas administrativas e de gestão.

Somos gratos pelas valiosas contribuições destas conselheiras e conselheiros e reconhecemos que a organização empreendida pela gestão anterior à nossa, nos dá base sólida para continuar o trabalho essencial do conselho e nos possibilita a novos horizontes e perspectivas de atuação junto a comunidade museológica. Apesar do eficiente processo de transição, esperamos que continuem colaborando com o COREM 3R.


Aline, Adriane, Augusto, Heron e Luana

Diretoria COREM 3R - 2023-2024










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